Menu:

Dicas para divulgar sua musica

A Jupará Records pratica todo dia o trabalho de formiga que sempre marca a divulgação de um disco independente ou de gravadora pequena.

      divulgando A primeira coisa é separar um quarto da tiragem do CD para divulgação e realmente não mexer nestes discos para venda. Planeje para quem voce quer enviar o disco, que público deve conhecer seu trabalho. Aqui estão alguns caminhos.

      Rádios - Este é o principal meio de divulgaçlão de um disco, muito mais importante que a tv ou jornais, porque é aqui que o ouvinte vai poder tomar contato com sua música todos os dias.

      Em lugares como Salvador, onde o meio é prostituído, a maioria das rádios cobra para tocar seu disco - não importa se ele é bom ou ruim. Devem existir exceções, claro, mas não conheço nenhuma...

      Muitas vezes o programador exije ser incluído como co-autor da música, um absurdo. Meu conselho é não pague nem aceite. Se todos fizerem isto, um dia estas rádios terão que tocar o material de graça por falta de "clientes".

      Eu dirijo uma rádio, a Morena FM, que nunca cobrou nada de artista algum e se orgulha disso.

      Na maioria das cidades, mesmo nas capitais, voce pode conseguir tocar em várias rádios. Faça uma visita simpática, agendada antes, explique de maneira direta como é o seu trabalho, leve discos para pelo menos o dono e o programador.

      Se informe antes sobre o estilo da rádio, ouça a programação pelo menos um dia. para evitar desperdiçar seu tempo e o da rádio no caso de sua música não ser adequada a ela.

      Evite se vender como "um trabalho nunca visto", "diferente de tudo", "muito melhor que...", "está estourado em..." Este tipo de conversa cria de imediato uma barreira entre voce e o radialista.

      Ele não acredita mesmo - e ainda vai te achar um metido. Também evite "meter o pau" em outros artistas do gênero ou outras rádio. Será muito mal visto.

      Quem tem que julgar se voce é tudo isso é ele, ouvindo seu disco. Ou seja, é sua música que tem que convencer as pessoas.

      Vá bem vestido, mas evite roupas que parecem artificial, como terno e gravata. Seja educado, gentil, distribua sorrisos o tempo todo, desde que espontâneos.

      Jornal e revista - Bons meios de divulgação que voce deve tentar explorar. Compre o jornal ou revista, veja qual é o estilo e do que eles falam.

      Descubra quem é o editor de música ou lazer e envie o disco diretamente para ele, com um texto curto (no máximo meia página oficio ou um email curto) explicando quem voce é, o que faz e o que quer. Peça um encontro ao vivo para expor melhor seu trabalho. Mande junto telefone e email.

      Tevê - Nem pense nela, a não ser que tenha uns R$ 20 mil para pagar a cada programa que aceitar te receber. Mas, mesmo assim, envie o CD aos diretores de programas de música ou variedades, com cópia para os apresentadores.

      Principalmente no interior, voce vai encontrar algumas emissoras que te darão espaço. Um detalhe: emissoras como a MTV querem sempre novos trabalhos. Invista mais em tentar um encontro com os diretores dela.

      Internet - Existem milhares de sites e páginas de Facebook de artistas e um deles deveria ser o seu. Não só facilita para que produtores, radialistas e jornalistas descubram seu trabalho, como é - o site em si - ótimo para divulgação.

      Um canal excelente é o YouTube. Grave um clip, mesmo modesto ou só voz e violão numa praça e coloque nele. Mas tenha certeza de que o som está perfeito. Já perdi a conta dos artistas que descobri pelo YouTube. Colocar suas músicas no Soundcloud.com também ajuda muito.

      Em relação ao site, leia o guia básico de internet do Grapiuna Hosting, que mostra o caminho das pedras para entrar na rede com eficiência.

      Voltando aos outros sites. Faça uma busca no Google pelos sites e blogs que falam de música. Selecione todos os que aparecem nas primeiras três páginas de resultado da busca. Faça o mesmo no Facebook.

      Elimine os que são sites de fã-clube, os que falam só dos gêneros de música que não são o seu, os que não têm dominio próprio (tipo www.site.com.br). São perda de tempo.

      Para os outros envie um email - curto - explicando quem é, o que faz, e pedindo permissão para enviar o CD para avaliação e critica do site (ou uma faixa por email, ainda inclua o link para o Soundcloud ou seu clip do YouTube). Se tiver um website ou Facebook, indique isso no texto como referência sobre voce.

      Vale o mesmo para sites de rádios, inclusive as do exterior. Por experiência, a Jupará Records sabe que existe uma boa receptividade para a música brasileira independente na Alemanha, Suíça, Portugal, França, Itália e Japão.

      Visitas - Toda cidade recebe artistas para shows, visitantes ilustres e jornalistas importantes. Faça de tudo para entregar seu CD a cada um deles.

      Nunca se sabe se aquele ator, político, cantor, pintor, jornalista, empresário vai se interessar pelo trabalho e te propor alguma coisa. No mínimo vai mostrar o disco a alguém quando voltar para casa. É um ponto.

      Lojas - Hoje quase não existem lojas físicas de discos, por isso adote formas alternativas. Bancas de revista, padarias e farmácias são ótimas para isto, pelo movimento alto de gente e facilidade de fazer parcerias. Cobre um preço em torno de R$10 e dê de 10% a 20% para o vendedor.

      É difícil, mas tente colocar seu disco à venda em lojas online.

      Mas um dos melhores lugares para vender seu disco é onde voce tocar, seja um barzinho ou um show de grande porte. Coloque alguém vendendo o CD. Funciona bem demais, desde, claro, que sua música agrade...

      Se voce tiver alguma dica sobre divulgação, por favor divida-a conosco. Daremos o crédito a voce em nosso site.

Se quiser falar conosco, mande email para geral@jupara.com.br. Se preferir meios convencionais, ligue para 73 3613-1011. Nós estamos na Av. Buerarema, 819, CEP 45605-308, Itabuna, BA.